Cenário de novelas como 'O Clone', este 'deserto' brasileiro desafia o visitante com duna de até 40 metros e recompensa com água doce e transparente.

Lençóis Maranhenses: por Barreirinhas, deserto brasileiro guarda lagoas em meio ao areal Barreirinhas é a cidade considerada a principal porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Apesar de também ser possível chegar lá pela vizinha Santo Amaro do Maranhão e por Primeira Cruz, é lá que os turistas se concentram mais. O Descubra o Brasil desbravou o parque já foi cenário de novelas como "O clone" e "Da cor do pecado", com suas dunas gigantescas e as lagoas transparentes, de água da chuva. Lá existem acessos mais fáceis, como o até a Lagoa Azul, e outros mais aventureiros, como uma tradicional duna de 40 metros que faz o turista precisar até de corda para subir. Regras É bom avisar que não se pode entrar no parque com carro particular, quadriciclos ou motos.

O transporte mais comum é a famosa "jardineira", com tração nas 4 rodas.

Se prepare para chacoalhar bastante! Atualmente, não é cobrada taxa para entrar no parque.

Mas existe uma série de regras: não pode consumir bebida alcoólica e nem levar animais domésticos, por exemplo.

E não tem vendedor ambulante nem quiosque: é preciso levar tudo o que se vai consumir, até água. Se interessou na aventura? Veja no vídeo como chegar até lá, que ciladas evitar e o que não deixar de fazer no "deserto brasileiro". Na próxima sexta (29), a gente mostra como é passear pelo parque a partir de Santo Amaro do Maranhão. Arte Wagner Magalhaes/G1 Lagoa Azul vista de cima: opção de mergulho nos Lençóis Maranhenses Celso Tavares/G1 Visual dos lençóis: dunas a perder de vista permeadas por lagoas Celso Tavares/G1 Turistas caminhando pelas dunas: próxima lagoa é objetivo a ser alcançado Celso Tavares/G1 Turistas relaxam na Lagoa Bonita, a partir da entrada de Barreirinhas Celso Tavares/G1 Em foto panorâmica, Lagoa Bonita, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses Celso Tavares/G1 Lagoas são ponto de relaxamento e paradas em meio às andanças nos Lençóis Maranhenses Celso Tavares/G1 Do alto das dunas, turistas aproveitam para registrar a viagem Celso Tavares/G1 Lençóis Maranhenses a partir de Barreirinhas: lagoas de água clara ideais para banho Celso Tavares/G1 Em Barreirinhas, turistas se dirigem até o Porto do Banho para atravessar o Rio Preguiças Celso Tavares/G1 Carros após travessia de balsa no Rio Preguiças: caminho necessário para seguir rumo aos lençóis Celso Tavares/G1