Além da nova mamãe, outra fêmea do parque está grávida e deve dar à luz até o final do ano a mais um filhote desta espécie em extinção, segundo o zoológico, não houve fertilização in vitro.

Rinoceronte branco nasce em zoológico belga Reprodução/Facebook/Pairi Daiza Um filhote de rinoceronte branco é o mais novo membro do zoológico Pairi Daiza, na Bélgica.

A instituição anunciou nesta segunda-feira (2) que o nascimento é parte de um programa de preservação para esta espécie ameaçada. "Um macho adorável nasceu de madrugada de 25 de novembro", afirmou o parque em comunicado.

"Madiba, mãe, e seu filho estão bem".

Segundo o zoológico, outra fêmea do parque está grávida e seu parto está planejado o final deste ano, nos dois casos a gravidez foi natural. Rinoceronte nascido por inseminação artificial pode ajudar a salvar espécie da extinção Os rinocerontes têm poucos predadores na natureza por seu tamanho, mas a espécie foi dizimada em Uganda, na República Centro-Africana, no Sudão e no Chade em consequência da caça dos anos 1970 e 1980, estimulada pela demanda de seus chifres para a medicina tradicional chinesa na Ásia e para alças de punhal no Iêmen. Initial plugin text O rinoceronte branco do sul foi sofreu com a extinção durante o século XX, recorda o parque, antes que sua população na natureza atingisse cerca de 20.000 espécies.

"Esses animais ainda são vítimas frequentes de caçadores", lamentou o zoológico.

Outra subespécie, o rinoceronte branco do norte, está prestes a se extinguir: apenas duas fêmeas existem no mundo, mas o último macho morreu no ano passado. Elie já havia dado à luz uma ninhada, Sethemba, em 2016, que foi transferida para um zoológico em Málaga (Espanha), no âmbito do programa europeu de criação em cativeiro. Morre o último macho de rinoceronte branco do mundo